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A Assessoria de Imprensa nas Relações Públicas

Fevereiro 10th, 2015

 

O livro A Assessoria de Imprensa nas Relações Públicas foi escrita há cerca de 15 anos, pelo que, algumas técnicas apresentadas estão um bocado desadequadas mas fornece algum conteúdo teórico interessante.

Autor: J. Martins Lampreia

Editora: Publicações Europa-América

Índice:

I – Introdução
II – Noções de Relações Públicas
III – Noções de Informação Pública
IV – O Responsável pelo Serviço de Imprensa

Resumo do Livro:

Com a evolução dos tempos, a especialização profissional tornou-se uma necessidade. Na área da comunicação, o assessor de imprensa, veio colmatar a necessidade de haver um profissional como elo entre a organização e os órgãos de comunicação social. Este está integrado no departamento de relações públicas e tem que ter conhecimento nessa área, em jornalismo e conhecer perfeitamente a organização para que trabalha.

O Relações Públicas têm como função divulgar uma boa imagem da organização através dos meios de que dispõem e devá comunicar com o público interno e externo.

Uma notícia pressupõe um acontecimento com interesse para o público. Pelo que, a função do assessor de imprensa é fornecer material para ser divulgados pelos media. Para tal, é importante ter uma boa relação com os órgãos de comunicação social de forma a fornecer informação que defenda a imagem da organização para quem o assessor trabalha. Para que seja bem-sucedido, é fundamental prestar informações correctas e com rapidez de forma a ganhar a confiança dos jornalistas.

As acções dos assessores de imprensa têm de estar em sintonia com a estratégia definida pelas Relações Públicas com base na política de comunicação definida.

Os órgãos de comunicação social são o público dos assessores de imprensa e como tal, é necessário compreender que há vários tipos de imprensa, escrita, rádio, etc.; generalista ou especializada. Além disso, é preciso conhecer os vários profissionais de cada órgão de comunicação social, de cada de departamento, de forma a poder enviar a informação directamente a quem tem interesse pelos os assuntos em questão, tornando-se mais eficiente a passagem da mensagem.

Por vezes, é necessário lidar com situações de notícias previstas ou imprevistas que não são agradáveis à organização. Os assessores de imprensa devem evitar oculta-las mas pelo contrário, fornecer todas as condições de acesso à informação, bem como, de uma forma voluntária fornecer a informação necessária. A intenção é conseguir que não procurem outras fontes menos informadas sobre uma situação que inevitavelmente vai ser notícia, conseguindo passar uma imagem que defenda os interesses da organização, ganhando a confiança dos media.

Os meios utilizados para passar a informação são os press-release ou comunicados de imprensa, publicidade redigida, conversas pessoais, eventos, conferências de imprensa, etc.

Outra função do assessor de imprensa é controlar o que sai na imprensa sobre a sua organização, isto é, verificar nos jornais, rádios, todas as referências à mesma. É possível contratar empresas especializadas para essa função.

Frases Chave:

“Para que haja notícia, é necessário que haja acontecimento.”

“A chave das boas relações é a prontidão, veracidade, a concisão e o interesse das notícias e o material editorial fornecidos aos órgãos de comunicação social pela empresa.”

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