Hotur Consultants

Small Data

Agosto 20th, 2017
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No livro Small Data Martin Lindstrom demonstra como, com a sua colaboração com várias empresas na análise de dados, consegue propor mudanças que podem o rumo de uma marca.

Autor: Martin Lindstrom

Editora: Gestão Plus

Índice:

Introdução

Capítulo 1
Desvendar o desejo: Como as portas dos frigoríficos  da Sibéria e um centro comercial na Arábia Saudita criaram um website revolucionário paras as mulheres russas

Capítulo 2
Salsichas, Frango e a Busca da Verdadeira Felicidade: transformar o futuro da forma como compramos comida.

Capítulo 3
Cores Unidas da Índia: vender cereais para o pequeno-almoço a duas gerações de mulheres em guerra

Capítulo 4
As contas da dieta (com a ajuda do fast-food, de um cinema do Médio Oriente e de uma piscina num hotel)

Capítulo 5
Como cavalos, golas de camisa e crenças religiosas ajudaram a revitalizar uma cerveja brasileira em dificuldades)

Capítulo 6
O caso do creme de mãos desaparecido: como as selfies abriram caminho para uma revolução numa loja de moda.

Capítulo 7
Dormir sem colcha na cama: papel queimado, carrinhos de brincar e pó mágico para ajudar a decifrar o significado da “qualidade” na China.

Capítulo 8
Um vislumbre dos bastidores; incorporar os pequenos dados no seu negócio e na sua vida.

Resumo do Livro:

Small Data é uma descrição exaustiva de análise de dados efetuado pelo autor para marcas como a Lego, supermercados Lowes, Trollbeads, (entre outras) que possibilita que estas empresas possam melhorar os seus resultados tentando satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas e até mesmo secretas do público-alvo.

Martin considera que os seres humanos têm tendência para ver o mundo de formas diferentes embora mais semelhantes do que imaginamos e por isso a integração dos dados online e offline é fundamental para um obter bons resultados das ações de marketing.

Mas estes dados têm que também ser analisados noutra perspetiva, isto é, a sua análise deve ser individual, isto é, pessoa a pessoa. É necessário observar, ouvir, perceber e recolher pistas sobre cada indivíduo, potencial consumidor.

Frases Chave:

“Desejamos aquilo que estamos convencidos que nos falta – seja um lugar, uma pessoa, uma coisa ou um período da nossa vida.”

“A Internet é também uma cidade que rivaliza com o mundo comercial offline em termo de ligação, sociabilidade… e lugar.”

“Foi um momento em que percebi até que ponto as marcas preenchem os buracos nas nossas identidades, independentemente de o reconhecermos ou não.”

“Se as empresas querem entender os consumidores, os grandes dados oferecem uma solução valiosa, mas incompleta.”

“Os 7Cs da minha metodologia representam os conceitos de Recolha, Pistas, Ligação, Causa, Correlação, Compensação e Conceito.

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Consulte os reviews dos livros anteriormente analisados, **aqui**

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