Hotur Consultants

Rework

Fevereiro 28th, 2015
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Rework é um livro que dá motivação ao leitor para a criação da sua empresa, com base numa estratégia a cada pequeno passo porque o sucesso demora e é fruto de um crescimento gradual e lento.

Autor:

Editora: Jason Fried e David Heinemeier Hansson

Índice:

Introdução
Primeiro
Desmontagens
Avançar
Progredir
Produtividade
Concorrência
Evolução
Promoção
Contratar
Limitar os Estragos
Cultura
Conclusão

Resumo do Livro:

Presentemente, o processo de criação de empresas está muito facilitado mas muitas vezes somos assombrados negativamente pelas pessoas que nos rodeiam, o que nos leva a não investir numa nova direcção. Devemos ultrapassar a etapa da indecisão e investir na criação de uma empresa com um produto de qualidade, segundo as necessidades do mercado e com uma estratégia bem delineada. O início da sua empresa é uma boa altura para fazer experiências porque esta está numa fase em que é mais flexível.

Os tempos mudaram e planos a longo prazo tornam-se rapidamente desajustados pelo que sugere planear através de pequenos passos, a curta distância de tempo para ser mais fácil mudar de direcção, assim a sua empresa vai ser mais ágil e flexível. Além disso, ao dividir em pequenos passos a curto prazo, vai ser mais fácil fazer uma estimativa de custos e de tempo.

As empresas não devem obrigatoriamente ter que crescer, o seu objectivo pode ser apenas manter. As empresas que crescem desmedidamente têm mais custos e são mais difíceis de controlar. O importante é que a sua empresa seja sustentável e lucrativa com o tamanho que tem.

Uma boa forma de prever o sucesso da sua empresa é optar por fazer aquilo que gosta. Assim vamos ter a sensação de que o nosso trabalho é importante, que tem valor, consequentemente sentimo-nos mais confiantes. Determine o que faz melhor e em que se diferencia da concorrência, concentre-se e invista na qualidade do produto. E não deve dedicar demasiado tempo apenas à vida profissional porque para pensar com clarividência é preciso ter o complemento da vida pessoal.

Tenha o hábito de tomar decisões, em vez de as adiar, pois, uma decisão menos boa tomada rapidamente é melhor do que uma boa decisão tomada tarde demais, além disso, a tomada de decisões e pequenas vitórias é um factor motivador.

Não se envolva demais, tenha a capacidade de perder algum tempo a analisar se estão a fazer um trabalho válido, ouvindo, também, a opinião dos outros. Por mais difícil que seja, por vezes, mais vale tomar a decisão de abandonar certos projectos, do que os manter, ou então, pelo menos mudar a direcção.

Não copie o que faz a sua concorrência e não lhe dê demasiada importância pois irá viver angustiado e stressado. Pelo contrário, procure se diferenciar e transformar o seu produto em algo que mais ninguém consegue oferecer. Não se deixe influenciar por modas e não torne o seu produto demasiado complexo. Procure saber o que exactamente os seus clientes necessitam e adeqúe o seu produto.

Por vezes, as empresas gastam muito dinheiro em publicidade, desperdiçando meios como blogues, redes sociais, etc. para criar audiência, que se for gerida de uma forma profissional, pode ganhar reputação e confiança do público de uma forma gradual e consolidada. Personalize a sua empresa, mostre o seu lado humano, quem trabalha, onde, permitindo ao público criar laços com a sua empresa.

Antes de contratar, saiba exactamente quais as tarefas que essas pessoas têm que desempenhar, assim vai, mais facilmente, saber quem é a pessoa adequada à função. Não caia na tentação de contratar todos os experts que há no mercado de trabalho, contrate apenas quem precisa e no momento que precisa. A pessoa que procura pode nem ser uma pessoa com muita experiência mas alguém que seja dedicado e que esteja motivado para trabalhar na sua empresa.

Frases Chave:

“Passe a chamar palpites de negócios aos seus planos de negócios e palpites estratégicos aos seus planos estratégicos.”

“Decida o que vai fazer esta semana, não este ano.”

“O crescimento não tem que ser o seu objectivo.”

“Não tenha medo de querer ter uma pequena empresa.”

“Para trabalhar bem, é preciso termos a sensação de que o nosso trabalho é importante.”

“O que interessa não é o embrulho nem o marketing nem o preço. O que interessa é a qualidade.”

“Não há piores interrupções que as reuniões.”

“Quando o bom é suficiente, avance com ele. É bem melhor isso do que desperdiçar recursos ou, pior, não fazer nada por ser impossível avançar para a solução mais complexa.”

“A força do movimento estimula a motivação.”

“Mais vale enfrentar o breve incómodo do confronto logo ao início e evitar o arrependimento de longo prazo.”

“Não se consegue disfarçar uma má experiência com boa publicidade ou bom marketing.”

“Faça uma coisa relevante. Seja notável. Distinga-se. Seja inesquecível.”

“Torne o seu produto tão bom, tão viciante, tão “imperdível” que dar um gostinho grátis aos seus clientes os faça regressar com dinheiro na mão.”

“Não tenha medo de dar alguma coisa de graça – desde que tenha outra coisa para vender.”

“A capacidade de mudar de direcção é uma das grandes vantagens de ser pequeno.”

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