Hotur Consultants

Empreendedorismo

Agosto 12th, 2015
images

 

Esta obra dá-nos uma visão abrangente do que é empreendedorismo e quem são os empreendedores, apresentando caso práticos para melhore compreensão.

Autor: Miguel Nuno Portugal

Editora: Escolar Editora

Índice:

  • Introdução
  • Evolução histórica do conceito
  • Formas de Empreendedorismo
  • O Empreendedor
  • O Intra-empreendedorismo como “ferramenta” motivacional e geradora de inovação organizacional
  • Resumo e Conclusões
  • Caso de Estudo – ColorADD

 

Resumo do Livro:

Os empreendedores são pessoas que estão atentas ao mercado e aproveitam as novas oportunidades que surgem fruto da rápida evolução do mundo atual. A inovação na criação de produtos e serviços é o factor chave de sucesso com base a atingir os objectivos determinados. Para atingir estes objectivos, os empreendedores correm riscos calculados.

O Empreendedorismo pode ter um Cariz Empresarial quando é determinado pela criação de uma nova empresa ou pela inovação de processos numa empresa já existente ou então, de Cariz Social, quando se pretende a solução de problemas sociais.

O Empreendedorismo Start-up é quando alguém tem uma ideia de negócio inovadora e o Intra-empreendedorismo é quando o indivíduo empreende dentro da própria empresa.

Apesar de, normalmente, os empreendedores terem algumas características diferenciadoras, como por exemplo capacidade de comunicação, iniciativa, autoconfiança, etc., é possível estudar e treinar o desenvolvimento destas capacidades. Os empreendedores têm que ser pessoas motivadas e com paixão pelo que fazem.

As organizações devem promover o intra-empreendorismo através de instrumentos de comunicação interna para que estes se mantenham integrados e motivados, o que influência a produtividade mas também a sua imagem corporativa.

Frases Chave:

“As constantes e rápidas mudanças do mundo atual globalizado provocaram situações de desequilíbrio que normalmente originam novas oportunidades.”

“Empreendedorismo não é uma arte nem uma ciência, mas sim uma prática e uma disciplina que pode ser aprendida.”

“Os empreendedores são pessoas que precisam de continuar aprender, não somente sobre o que está a acontecer no seu ambiente, mas também sobre o que fazem, para que possam agir e ajustar-se de acordo com a situação.”

“Um empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza visões.”

“O empreendedor tem paixão pelo que faz e acredita sempre num mundo melhor.”

“O empreendedor tem necessidade de romper barreiras, atribuir novos desafios, de superar dificuldades, de triunfar sobre os obstáculos apresentados.”

________________________________________________________________

Se gostou do artigo, Partilhe!

Consulte os serviços da Hotur Consultants.

 

PartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

0 Comments

Deixe uma resposta