Hotur Consultants

4 Horas por Semana

Agosto 6th, 2015
image

 

O livro 4 Horas por Semana motiva-nos inspira-nos a criar estratégias para fazer o que realmente gostamos, trabalhando menos horas por dia.

Autor: Timothy Ferriss

Editora: Casa das Letras

Índice:

Antes de mais nada
Passo I: D para Definição
Passo II: E para Eliminação
Passo III: A para Automatização
Passo IV: L para Libertação
Por fim, mas não menos importante

 

Resumo do Livro:

É importante não se viver um função de uma reforma total mas deve-se tentar ir tendo “minireformas” ao longo da vida, de forma a recuperar forças e ânimo para enfrentar os diversos desafios pessoais e profissionais. Para tal, deverá aprender a utilizar meios que o libertam das tarefas burocráticas do dia-a-dia.

É importante selecionar o que realmente é importante e essencial das tarefas que temos que desempenhar e concentrarmo-nos fazê-las o melhor possível. Não se deve perder tempo com tarefas inúteis. Devemos ser seletivos e fazer apenas as coisas essenciais de forma a sermos mais produtivos.

Siga a sua “paixão ou alegria” e tente perceber o que o excitaria fazer na vida e tente perceber o que poderia acontecer se seguisse esse novo caminho. Se calhar, depois dessa análise, chegaria à conclusão que, mesmo que houvesse consequências negativas, eram facilmente contornáveis.

Há inúmeras tarefas que lhe consomem tempo, que são irrelevantes e que o tornam menos produtivo. Que tal, por uma semana fazer um jejum de televisão, “surfar” na net, revistas, etc. e veja o tempo que extra que ganhava. Ocupe esse tempo com tarefas que realmente lhe dão prazer, conversar com os filhos, jantar em família, etc.

Outra proposta é agendar a consulta de emails para uma ou duas vezes por dia, em vez de estar todo o dia a consultar a caixa de correio, podendo colocar uma resposta automática a comunicar esta opção. Faça as tarefas que consideram mais urgentes antes de verificar o correio para que esteja mais concentrado no que está a fazer.

Crie um produto que tenha mercado garantido e depois faça outsourcing dos serviços que precisa prestar, como vendas e atendimento telefónico para se poder focar no que realmente é essencial, na criação e desenvolvimento do produto. Antes do fabrico do mesmo faça microtestes para avaliar a reacção do público e em seguida use as ferramentas disponíveis na net para o promover.

Aprenda a delegar e manter uma ausência intencional para que os processos se desenvolvam sem a necessidade da sua presença. O trabalho em casa com horários flexíveis é uma solução que cada vez se prova que é eficiente e mais produtiva.

Se não gosta do que faz, se não se sente realizado, avalie bem o que aconteceria se se despedisse. Talvez chegasse à conclusão que havia condições de arriscar.

 

Frases Chave:

“Concentre-se em ser produtivo em vez de apenas atarefado.”

“A maioria das pessoas escolherá a infelicidade em vez da incerteza.”

“Estar ocupado é muitas vezes utilizado como capa para evitar as poucas acções crucialmente importantes, mas desconfortáveis.”

“Concentre-se nas poucas coisas importantes e ignore o resto.”

“Porque o objectivo é libertar o seu tempo para se concentrar em coisas maiores e melhores.”

“Descubra um produto e depois procure alguém a quem vendê-lo. Descubra um mercado – defina os seus clientes – e depois invente ou desenvolva um produto para eles.”

“Ter a coragem de largar coisas que não funcionam faz parte da ideia de ser um vencedor.”

“Aprenda a reduzir a velocidade.”

 

________________________________________________________________

Se gostou do artigo, Partilhe!

Consulte os serviços da Hotur Consultants.

 

PartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

0 Comments

Deixe uma resposta